Mulher

AME organiza evento sobre o Perfil Profissional da Mulher no Século XXI

AME organiza evento sobre o Perfil Profissional da Mulher no Século XXI

A AME (Associação de Mulheres Empreendedoras) realizou um evento para discutir o Perfil Profissional da Mulher no Século XXI, em Brasília, no dia 28 de abril de 2012, no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), localizado no Setor Bancário Norte. Entre os participantes, destacam-se: a ministra Eliana Calmon, corregedora Nacional de Justiça; Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres; Rebeca Tavares, representante da ONU Mulheres e o embaixador Jorge Chediek, coordenador da ONU Brasil e representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O evento contou também com a presença de Maria da Penha Maia Fernandes, a inspiradora da criação lei Maria da Penha. Segundo a presidente da ONG, Cristina Boner, o evento mostrará as oportunidades e os desafios da mulher empreendedora.

 

O que será discutido são, principalmente, formas das mulheres conquistarem novos objetivos no mercado de trabalho”, afirma Cristina.

 

A ministra Eliana Calmon iniciou o circuito de palestras falando sobre o trabalho das mulheres que começaram a luta pelos direitos femininos no Brasil. “Estas mulheres pensavam a frente de sua época. Brigaram por direitos, que antigamente, nem sequer passava na cabeça da sociedade”, lembra a ministra. Entre as mulheres destacadas estão: Mirtes de Campos, a primeira a ter o direito de advogar no Brasil; e Mietta Santiago, nomeada por Carlos Drummond de Andrade como “Mulher Eleitora”, por conquistar o direito de votar.

Na sequencia, o embaixador Jorge Chediek fez suas considerações e destacou Dilma Rousseff. “O Brasil tem sua primeira mulher no poder. Isto é um passo grandioso para o desenvolvimento das mulheres”, diz Chediek.

Após a participação, um documento com a adesão de várias empresas ao Pacto Global das Nações Unidas foi entregue ao embaixador. Além disso, a Associação assinou um memorando de entendimento com PNUD, órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). No documento, a ONG se compromete a desenvolver e contribuir com atividades no Brasil em três áreas: promover os direitos femininos; fortalecer o empreendedorismo e a independência financeira das mulheres de baixa renda e desenvolver ações para oferecer oportunidades as mulheres em situação de violência doméstica e vítimas de violência urbana.

Para a vice-presidente da AME, Karina Boner, o memorando serve para estimular outras empresas a adotar políticas sociais e sustentáveis. “A AME aderiu ao Pacto Global da ONU em 2010 e nossa missão é estimular as empresas a aderirem e a praticarem as iniciativas previstas no documento”, ressalta Karina.

Outra instituição homenageada pela AME foi a ONU Mulheres. Um documento foi entregue a Rebeca Tavares, representante residente da instituição no Brasil, com a adesão de várias empresas instaladas no Brasil aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, promovendo um ambiente de trabalho mais justo para as mulheres nas empresas nacionais.

 

“Temos feito um trabalho no sentido de conscientizar os presidentes das companhias brasileiras a aderirem aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU”, afirma a presidente da AME, Cristina Boner.

 

No entanto, com todas as homenagens prestadas, vale destacar o momento em que Cristina Boner passa o domínio do site do Instituto Maria da Penha a sua criadora. Emocionada, a presidente da AME comemora a decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) à constitucionalidade da Lei Maria da Penha.
No final do evento foi entregue o Prêmio AME Mulher Pioneira do Brasil 2012, ressaltando aquelas que conquistaram espaço em ambientes profissionais dominados pelos homens. Nesta primeira edição foram premiadas a presidenta Dilma Rousseff, a ministra Eliana Calmon e a presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster.

 

“Escolhemos mulheres que hoje contribuem diretamente para o avanço do Brasil e servem como ícones desse novo papel da mulher na sociedade e nas instituições públicas e privadas”, destaca Cristina.

 

PROGRAMAÇÃO:

14h30 às 15h30

Credenciamento

Abertura

Composição da mesa:

  • Eliana Calmon, Ministra do Superior Tribunal de Justiça e Corregedora Nacional de Justiça
  • Embaixador Jorge Chediek, Representante Residente do PNUD e Coordenador Residente da ONU no Brasil
  • Eleonora Menicucci, Ministra da Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República
  • Rebeca Tavares, Representante Residente da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul
  • Senadora Marta Suplicy, primeira vice-presidente do Senado Federal
  • Deputada Janete Pietá, Coordenadora da Bancada Feminina na Câmara
  • Creuza Maria Oliveira, Presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad)
  • Cristina Boner, Presidente da AME, fundadora do Grupo TBA e Presidente do Conselho da Globalweb Corp

15h30 às 17h00

Palestra

O perfil profissional da mulher no século XXI: oportunidades e desafios.

  • Ministra Eleonora Menicucci
  • Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República

Painel com considerações dos integrantes da mesa sobre a palestra.
Moderadora: Eliana Calmon, Ministra do STJ e Corregedora Nacional de Justiça

17h00 às 18h00

Pacto Global e Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU

Entrega de documento simbólico da adesão das empresas geridas pelas diretoras, associadas e parceiros da AME. Assinatura do Memorando de Entendimento entre a AME, o PNUD e a ONU Mulheres.

  • Karina Boner, vice-presidente da AME
  • Embaixador Jorge Chediek, Representante Residente do PNUD e Coordenador Residente da ONU no Brasil
  • Rebeca Tavares, Representante Residente da ONUMulheres Brasil e Cone Sul

Entrega do Prêmio AME Mulher Pioneira do Brasil pela Cristina Boner, presidente da AME

Premiadas 2012

  • Dilma Rousseff, Presidenta da República Federativa do Brasil, “Primeira mulher a presidir o Brasil”.
  • Maria das Graças Foster, Presidente da Petrobras: Primeira mulher, funcionária de carreira, a presidir uma empresa dos segmentos da indústria de óleo, gás e energia no mundo”.
  • Eliana Calmon – Ministra do Superior Tribunal de Justiça e Corregedora Nacional de Justiça: Primeira Corregedora Nacional de Justiça do Brasil”.

Homenagem à Sra. Maria da Penha, Presidente do Instituto Maria da Penha:

  • Doação oficial do domínio mariadapenha.org.br por parte da AME.

18h00 – Encerramento com coquetel

 

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *