Empreendedorismo, Vendas

5 Dicas de negociação da Cristina Boner

5 Dicas de negociação da Cristina Boner

Olá amigos empreendedores, como estão? No artigo de hoje resolvi trazer 5 dicas de negociação que adquiri com a minha experiência como Empreendedora/Vendedora ao longo do tempo. Tenho certeza de que com essas dicas de negociação as chances de você se sair bem em uma negociação aumentam muito. Acompanhe a leitura!

1 – Tenha um objetivo claro

Primeiro de tudo, é preciso ter o objetivo claramente desenhado, ou seja, saber exatamente onde se quer chegar ou que se pretende alcançar. Para isso, estudar e amadurecer a ideia antes de levar ao seu potencial parceiro é determinante para ganhar o jogo. É preciso estar afiado para responder todos os possíveis questionamentos que venham a surgir, de forma segura e confiante.

2 – Utilize o PNL

Nos últimos anos a técnica de Programação de Neurolinguística, ou PNL, tem sido amplamente difundida e muito procurada por executivos de negócio ou profissionais que precisam melhorar sua comunicação e buscar uma estratégia de relacionamento eficaz.

De acordo com o Guia Empreendedor PNL “é o estudo dos padrões criados pela interação do cérebro com nossa linguagem (falada e corporal). Cada pessoa associa suas experiências com base em tudo o que vive, recolhendo as informações que recebe de todos os sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar), atrelado a emoções e sentimentos vivenciados em cada momento.”

No mundo dos negócios, podemos usar a PNL a nosso favor. É possível saber ler o comportamento do seu interlocutor e, mais que isso, induzi-lo a pensar de uma forma ou de outra e criar uma empatia, o que muito ajudará no fechamento de uma negociação.

3 – Saiba quando insistir e quando desistir

Sabemos que em segmentos específicos o ciclo de vendas pode demorar um longo período, meses e até um ano, mas em geral é preciso saber entender quando o fechamento do negócio depende apenas da sua estratégia, argumentação e ferramentas para apresentar as vantagens proporcionadas ou quando isso tudo é apenas um desgaste de energia em vão.

Por isso, é importante desenvolver essa sensibilidade para “ler” o outro e compreender quando o negócio só depende de um estímulo para ser fechado e quando você está investindo sua energia em algo que não trará resultado. E quando você sentir que esta segunda opção é a que está em jogo, pule para o próximo.

4 – Utilize os gatilhos da persuasão

A capacidade de persuadir o outro é muitas vezes determinante para o fechamento de um negócio, nem sempre essa habilidade é inata, mas o bom é que você sempre poderá desenvolvê-la.

Robert Cialdini, autor do livro Influence estabeleceu 6 princípios da influência: reciprocidade, consistência, prova social, semelhança, autoridade e escassez. Conhecer esses princípios podem ser um passo importantíssimo para se tornar um expert dessa habilidade.

5 – Garanta o ganha – ganha

Alcançar nosso próprio objetivo é sempre muito satisfatório, mas muitas vezes, para isso você precisa se esforçar para entender como oferecer ao outro uma boa razão para fechar um negócio. Conhecer as dores do seu interlocutor e pensar nas soluções para ajuda-lo, certamente vai contar muitos pontos na hora de ter uma proposta aceita.

Além dessas 5 valiosas dicas, eu acrescentaria uma essencial: Leia muito, estude sempre. Há uma infinidade de livros que podem transformá-lo em um grande negociador. Isso é fundamental para quem quer desenvolver essas habilidades.

A propósito, se você tem alguma dica de livros para compartilhar com os leitores daqui, comente abaixo.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *