Cloud Computing, Empreendedorismo, Tecnologia

Leque de soluções vai além do ERP

As pequenas empresas já têm à disposição um arsenal de produtos em nuvem que vai muito além do ERP e ajudam a gerenciar vendas, encontrar novas oportunidades ou compartilhar documentos, entre outras utilidades. A Salesforce, pioneira no uso da tecnologia e especializada em gestão de relacionamento com clientes (CRM), conta com soluções para gerenciamento de vendas que incluem de prospecção de novos clientes até pedidos, no Sales Cloud. “Também oferecemos soluções de marketing e uma plataforma de desenvolvimento para que as PMEs possam desenvolver seus próprios aplicativos”, diz o diretor de vendas para médias empresas na América Latina, Eduardo Lugo.

O segmento de PMEs representa um terço dos clientes mundiais da empresa, graças a pacotes como os US$ 25 mensais por usuário que dão acesso ao Sales Cloud. Mas quem busca produtos mais simples para organizar vendas, por exemplo, conta com opções como agendor, conta com opções como Agendor. O aplicativo lançado em 2012 centraliza informações dos clientes e permite acompanhamento das vendas- tudo por nuvem.

Mesmo a distância, o gestor acessa painel de oportunidades em andamento e relatórios, para visão geral da área. “Também pode colocar alertas e receber notificações”, detalha Gustavo Paolillo, um dos criadores da plataforma. Hoje são 5 mil clientes ativos e a meta é triplicar o número no ano que vem. Um deles é Raphael Tiseo. Da OCH Investimentos, que adotou a ferramenta para organizar o fluxo de indicação de leads e controlar melhor cada uma das cinco etapas do processo de vendas, avançamos 50% Antes o cliente esfriava e nem percebíamos”, diz.

A NFe do Brasil aproveitou a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais pela internet para dar início a uma série de ofertas em nuvem em 2008. Especialista em inteligência fiscal eletrônica, de lá para cá passou a oferecer soluções para entender diferentes obrigações acessórios.

Há 80% de sua base é composta por pequenos e médios usuários, com tíquete variando de R$ 20 a R$ 1 mil mensais. No mês passado, a empresa lançou o portal Nota Grátis, que permite emissão de notas por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, com sistema de gestão, busca por critérios e armazenamento em banco de dados.

Atualmente, 3 mil clientes emitem notas pelos serviços da empresa. A expectativa é que cerca de 15 mil se cadastrem no novo portal até o fim do ano, segundo o COO Marco Zanini.

No ano passado, a NFe lançou também seu ERP na web, o SGW, com controle de estoque, clientes e fornecedores, contas a pagar e receber, com custo a partir de R$ 99 reais mensais e 200 clientes ativos. Em Janeiro, a solução ganha um módulo de gestão reversa. “O cliente só dá entrada nos dados uum vez e quando digitar o CNPJ de um fornecedor, por exemplo, o preenchimento de dados como descrição de produto, preço e fabricante será auto preenchido graças à captura da nota na web”, afirma.

A NFe é uma empresa da Globalweb Corp, que controla ainda a Vouclicar.com um broker online de software com mais de 100 produtos disponíveis em gestão, segurança de armazenamento, backup, controle de gestão de vendas e controle de frotas. Tudo em nuvem. “Temos 200 empresas comprando e o dobro disso em teste”, diz a presidente dos conselhos de administração da Globalweb Corp, Cristina Boner

Em novembro, o portal entra no ar no UOL, seu novo parceiro comercial. O formato facilita processo de compra pelas pequenas.

Na AWS, que também funciona como canal para 1,2 mil parceiros só no Brasil, a ferramenta marketplace permite a compra de produtos como ContaAzul, SAP, totvs.”. Tudo pode ser pago na mesma conta da infraestrutura em nuvem”, explica o head de marketing Hermann Pais.

Outro gigante de nuvem, o Google disponibiliza o Google Apps, pacote de ferramentas baseados em nuvem voltado a colaboração e compartilhamento de informações que dá acesso a email, agenda, documentos e sites por meio de quaisquer dispositivos, além de videoconferência.

“Google Apps permite compartilhar e editar vários tipos de arquivos em tempo real”, lembra a diretora de marketing na América Latina, Izabelle Macedo.

A Use Móveis, Goiânia adotou o pacote e ganhou praticidade. Segundo o gerente de TI Marcos Dollis, além do e-mail uma das ferramentas utilizadas é o Drive, que permite levar documentos e apresentações para qualquer lugar sem envio de arquivos pesados e edição conjunta pelos colaboradores, no Hangout. “A edição simultânea agiliza o processo e, na comunicação, tivemos 95% de redução dos gastos”, afirma Dollis.

 

Fonte: Valos Econômico

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