Empreendedorismo

Cristina Boner ensina 4 passos para ser um grande empreendedor

Cristina Boner ensina 4 passos para ser um grande empreendedor

As dicas que darei aqui valem ouro para todo pequeno ou médio empresário que almeja ser um grande empreendedor. São passos essenciais que o ajudarão a competir com grandes negócios.

1 – Planeje as finanças de sua empresa

Ter um fluxo de caixa é essencial para iniciar um negócio, o lucro no início pode fazer brilhar os olhos, mas manter um capital de giro é fundamental para não correr o risco de colocar a empresa em dívidas. Um bom planejamento financeiro é o primeiro passo para todos que querem empreender.

2 – Aprimore seus conhecimentos constantemente

Finalizar uma graduação ou até uma especialização não garante conhecimento suficiente a longo prazo. Sempre que me perguntam sobre isso, eu recomendo atualização constante. Cursos, workshops, palestras e webinars fazem toda a diferença para quem precisa se atualizar sempre.

Hoje em dia, se você não tem dinheiro para investir em estudos constantemente, há uma infinidade de possibilidade na internet. Vídeos gratuitos no Youtube, universidades que oferecem aulas gratuitas para cursos de férias e outras inúmeras possibilidades. Basta ficar de olho na internet. Há sempre muitas opções em todas as áreas.

3 – Planeje e invista em ações de marketing

Para quem pensa que investir em marketing é algo para se fazer quando sobra dinheiro, é bom começar a repensar o assunto urgentemente. Investimento em ações de marketing é imprescindível para empresas de todos os tamanhos. Não importa com quanto você pode começar, mas comece!

Reserve sempre uma parte do seu faturamento para investir em marketing. Hoje, com o advento e incessante crescimento do mundo digital, a verba de marketing antes direcionada a grandes revistas, rádio ou televisão, são agora aplicadas em marketing digital. O valor é de acordo com seu poder de investimento e você pode mensurar com muito mais precisão o retorno de cada centavo investido.

4 – Saiba utilizar a tecnologia a favor do seu negócio

Dificilmente uma empresa sobrevive sem ajuda da tecnologia. Temos hoje uma infinidade de softwares que simplificam as operações, diminuem a demanda de mão de obra e tem resultados muito mais eficazes do que a execução humana.

Desde a área financeira, até a área de marketing, a tecnologia oferece tudo o que você precisa para otimizar os processos e poder focar 100% no seu negócio. Saber o que o mercado de tecnologia oferece de novidade e como isso tudo pode ajuda-lo faz toda a diferença para seu empreendimento.

E então, gostou das minhas dicas para te ajudar a ser um grande empreendedor? Ajude os leitores do blog com as suas dicas também, deixe um comentário!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *